sábado, 11 de julho de 2009

Horto é patrimônio ambiental de Sumaré


O Horto Florestal é o patrimônio ambiental de Sumaré. Está localizado na saída para Hortolândia. O local atende visitantes de vários grupos sociais como estudantes, terceira idade, escoteiros, entre outros. Lá funciona o Centro de Educação Ambiental (CEA), que orienta e fornece informações sobre as questões ambientais aos visitantes. O CEA tem supervisão de um biólogo.

O CEA também disponibiliza um acervo de livros do Projeto Sala Verde, por meio de convênio com o Ministério do Meio Ambiente do governo federal. Trata-se de um espaço interativo de informação, educação, formação e ação socioambiental, onde se desenvolvem atividades de caráter educacional voltadas à temática ambiental.

Dentre todas as maravilhas, o Horto oferece ao público uma bela trilha em sua mata, onde as pessoas podem ver a fauna e a flora. Vale destacar o interesse da comunidade sumareense em proteger o nosso Horto Florestal. Os Supermercados Good Bom, por exemplo, realizam anualmente sua tradicional Caminhada Ecológica. No início de 2008 foi criada a entidade AAHS — Associação Amigos do Horto de Sumaré — com membros de vários segmentos da nossa sociedade sumareense.

Uma de suas primeiras ações foi realizar um plantio com diversos tipos de árvores. Quando falamos em Horto, falamos de uma grande extensão verde, com vários tipos de vegetação. A Prefeitura também mantém naquela área uma unidade do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e um viveiro de mudas (com 70 mil unidades). O Horto requer carinho e atenção especial de cada um dos cidadãos sumareenses. Por ser o maior patrimônio verde de Sumaré, temos por obrigação cuidar bem para manter viva essa beleza natural.

Também existem no Horto programas de reflorestamento coordenados pela Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente. Alguns desses plantios foram realizados pelo Grupo de Escoteiros Yanomami de Sumaré. Muitos outros grupos também fazem o plantio de mudas. Trabalhos de responsabilidade social como esses são ferramentas de sensibilização da sociedade sobre o meio ambiente. Preservar o Horto Florestal de Sumaré é responsabilidade de todos.

Mimo Ravagnani é secretário municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente de Sumaré

E-mail: mimo_tomateiros@uol.com.br