sábado, 25 de abril de 2009

OUTRO LADO DA ÍNDIA


JORNAL TODODIA
Edição, 22 de abril de 2009.

SILVESTRE GONÇALEZ, Jornalista e publicitário-Sumaré

Creio que poucas pessoas conhecem a Índia. Eu mesmo nunca estive lá, prefiro conhecer as belezas do meu País, mas tem muita gente que não pensa assim. É o caso da novelista Glória Perez, da Rede Globo de Televisão, que mais uma vez tenta propagar religiões e rituais, com suas novelas, para os lares brasileiros. Ela faz uso de idiomas desconhecidos pela maioria que assiste a novela Caminho das Índias. Os noveleiros de plantão por muitas vezes não entendem os diálogos e cenas apresentados pelos atores, mas, pelo que se assiste nos capítulos da novela, parece que na Índia se fala o português fluentemente.

A Índia é um país da Ásia e uma das civilizações mais antigas da terra. Tem uma população de mais de 1 bilhão e 100 milhões de pessoas, e sua área territorial é equivalente ao Estado do Amazonas. É o segundo país mais populoso do mundo e a décima segunda economia do planeta, sendo a quarta maior em poder de compra e, mesmo assim, ainda possui mais de 300 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Muitas cidades vivem na miséria. Para essas pessoas falta saneamento básico, hospital, médico, escola, energia elétrica e a grande maioria é analfabeta.

As classes sociais são divididas em castas. Não há ascensão entre elas, a pessoa nasce e morre na mesma casta social. Há milhares de castas no país e seus integrantes só podem casar entre si. As castas mais inferiores são os Dalits, também chamados de “párias” ou “intocáveis”. São vistos como sujos.

Os Dalits vivem em vilarejos, como pessoas excluídas e desprezadas. Sofrem humilhação, zombaria, rejeição, privação e são colocados para realizar tarefas desprezíveis pelas castas superiores, tais como: lavar roupas, limpar banheiros, recolher os lixos das ruas, etc. Apesar da Constituição Indiana ter rejeitado esse sistema de castas desde 1950, está muito difícil mudar os costumes. Essa Índia a Globo não mostra e jamais mostrará.

A grande maioria segue o hinduísmo, que é uma religião politeísta, ou seja, acredita em muitos deuses, dando origem a mais de 33 milhões, que são adorados das mais diversas maneiras, incluindo muito esoterismo, misticismo e idolatria. Entre as religiões que tem maior número de seguidores, destacam-se o hinduísmo (80% da população cultua vários deuses), o islamismo (14%, fundada por Maomé) e o cristianismo (com 3% católicos e 2% evangélicos).

A Índia foi colônia do Império Britânico até agosto de 1947, quando conseguiu a independência de forma pacífica, liderada por Mahatma Gandhi, que deu exemplo para o mundo, ensinando que a paz é possível. O deus deles é chamado de Brahma, que se apresenta de três formas: Brahma, Vishnu e Shiva que se manifestam de várias maneiras, dando origem a outros deuses. Crêem também que todo ser vivo, seja humano ou animal, tem alma valiosa, sendo assim, a vaca, o rato e o macaco, tornam-se animais sagrados.

Se o trânsito nas grandes cidades brasileiras é um caos, na Índia é uma loucura. As vacas transitam livremente pelas ruas e avenidas, porque no hinduismo elas são consideradas sagradas e por isso não podem ser incomodadas. O rio Ganges também é considerado sagrado e milhares de habitantes lavam suas roupas, se lavam e usam dessa água para cozinhar e beber. Só que tem um detalhe; esse rio está totalmente contaminado com produtos industriais e esgotos domésticos.

Por outro lado, a Índia não deixa de ser um país exótico e cheio de surpresas, com muita beleza, cores e brilhos. A cultura da Índia é milenar. A culinária indiana é muito diferente da brasileira, com muitas ervas e temperos diferentes. A prática da meditação está em todos os lugares. As mulheres são vaidosas e adoram joias. A dança reúne música, teatro, escultura e poesias nas apresentações. Seus principais produtos são: algodão, chá, arroz, juta, fumo e trigo. Conhecer a Índia deve despertar muita curiosidade e descobertas incríveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário